No dia 14 de junho de 2011, a 9ª Gerencia Regional de Saúde, apoiadoras matriciais e gerente, fizeram uma visita aos presidios de CJZ.
Na ocasião identificamos as seguintes situações:
-Presidio de Segurança Máxima Masculina-
Atualmente com 153 presos. A situação de higiene é extramente precaria, a agua não é encanada ( ja encaminhamos oficio e conversei com o gerente regional da CAGEPA) por isso deve existir uma alta incidencia de parasitoses. Não ha nenhum acompanhamento por profissional de saúde dos mesmos, não possuem cartão de vacina, não foi realizado teste rapido para HIV, nem baciloscopia para TB há um tempo. Há um usuario com TB, conforme relato esse vem tomando a medicação que a USF de Divinopolis oferta. Não fazem nenhum tipo de acompanhamento odontologico.
- Cadeia Publica Feminina-
Atualmente contam com 13 mulheres. As instalações fisicas apresentam melhores condições de higiene,apresenta agua encanada. Durante a visita as mesmas estavam realizando curso de corte e costura com parceria das Secretaria de Politica para as Mulheres do municipio de Cajazeiras. Realizaram recentemente exame citopatologico, aguardando resultado. Uma das presidiarias está gestante e ainda não iniciou o pre-natal (acionamos a USF do municipio para que fosse iniciado). Não disponhem de atendimento odontologico e não foi realizado teste rapido e/ou baciloscopia.
Segue link com a Politica Nacional de Saúde do Sistema Penitenciario, precisamos avançar nesse sentido ( http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=1005). Estaremos discutindo com o municipio de CJZ sobre um Plano de Ação Emergencial para atuação nesses locais.
Atenciosamente,
Maura Sobreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário