domingo, 31 de julho de 2011

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO nº 27

(até a Semana Epidemiológica 29 (17 a 23 de Julho)



O número de notificações recebidas através do Sistema de Informação de Notificação de Agravos – SINAN na semana 29 foi de 69 casos suspeitos e estes casos estão incluídos dentro do montante de casos que estão em investigação.
Os 133 casos de dengue clássico que identificamos a mais na semana 29 em relação à semana 28 são casos que foram notificados em outras semanas e que foi encerrado o processo de investigação na semana atual como dengue clássica, a mesma observação estendemos aos 02 casos a mais de Dengue com Complicações, aos 10 casos a mais de Febre Hemorrágica e aos 76 casos a mais encerrados como descartados.


A curva da incidência continua em declínio ( Figura 1 ), isto retrata o comportamento da doença e nos mostra que a tendência atual é a redução significativa dos casos, Entretanto para que estes resultado continue satisfatório as ações de controle vetorial e de educação da população devem permanecer de forma efetivas e rotineiras.


sábado, 30 de julho de 2011

Faculdade Santa Maria cediará qualificação para implantação do Programa HORUS do Ministerio da Saúde

Nos próximos dias 01 e 02 de agosto a partir das 8 horas até as 17 horas, farmaceuticos dos municipios da região estarão nos laboratórios de informática da Faculdade Santa Maria em treinamento feito pelo Ministerio da Saúde e governo do Estado da Paraiba, através da 9ª Gerência de Saúde.
 A qualificação busca implantar o Program Horus nos municipios. Felipe Santos, assessor tecnico do Ministerio da Saúde, fara ainda visitar in loco para avalair as condiçoes estruturais dos municipios.
O Hórus é um software livre que será operado pelas Secretarias Municipais de Saúde e almoxarifados centrais. Ele é integrado ao Cartão Nacional de Saúde e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o que permitirá o acompanhamento da saúde de cada paciente.

Assessoria de Comunicação 9ª Gerência Regional de Saúde
Assessora de Comunicação Thayanne Nathanne

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Governador e ministro anunciam Centro de Oncologia em Patos

A convite do governador Ricardo Coutinho, o ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, vem à Paraíba neste sábado (30), às 10h30, para participar da solenidade de apresentação do projeto da unidade de Oncologia de Patos.


Na primeira semana do mês de julho, ogovernador Ricardo Coutinho já havia anunciado a publicação do edital de licitação para a construção do Centro de Oncologia de Patos, que irá atender toda a região do sertão. O Centro contará com acelerador linear no valor de R$ 3,5 milhões. O investimento total será de aproximadamente R$ 6 milhões.


O Centro de Oncologia de Patos será um hospital de referência no combate ao câncer na região, oferecendo serviço pioneiro em radioterapia e quimioterapia. O empreendimento vai possibilitar o atendimento de uma população carente no setor oncológico, muitas vezes obrigada a deslocar-se até a Capital do Estado em busca de tratamento.



Fonte: FOLHAVIP de Cajazeiras


Thayanne Nathanne
Assessora de Comunicação da 9 Gerência de Saúde

quinta-feira, 28 de julho de 2011

SALVE VIDAS, DOE FRASCOS

                              
O Banco de Leite Humano de Cajazeiras está precisando de vidros vazios com tampa plástica (frascos) para acondicionar leite humano. Os frascos mais utilizados são dos de "maionese" ou de "café solúvel", pois são vidros resistentes ao processo de esterilização, e assim são utilizados no armazenamento, pasteurização e distribuição do leite humano doado aos bebês. 



Doe vidros e ajude um recém-nascido a receber leite humano!

Os vidros podem ser encaminhados ao Banco de Leite Humano ou depositados nas caixas de arrecadação, localizadas em supermercados, Universidades e escolas.






Thayanne Nathanne
Assessora de Comunicação da 9 Gerência de Saúde

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Oficina com farmacêuticos da Atenção básica dos municípios discute Assistência Farmacêutica e implantação do Programa Horus do Ministério da Saúde


O Coordenador da Assistência Farmacêutica do Estado da Paraiba, José Alves, o assessor técnico do Ministério da Saúde, Felipe Santos, e a 9ª Gerencia de Saúde estarão promovendo amanhã ( 28-07-2011) em Cajazeiras um encontro com todos os farmacêuticos da atenção básica dos municípios e secretários de saúde para discutir Assistência farmacêutica, incentivando as práticas do uso racional de medicamentos, e apresentando a proposta do Sistema Horus-  Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. Esse sistema permite a integração de informações entre as farmácias, unidades de saúde e almoxarifado e os municípios poderão aderir a proposta. A capacitação dos operadores do sistema será realizada pelo Ministério da Saúde em Cajazeiras, a partir da articulação com a 9ª Gerencia de Saúde.

Att.
Maura Sobreira

Construindo a rede em saúde mental na região do sertão paraibano

No dia 26 DE JULHO DE 2011 foi realizada no auditorio da 9 Gerencia Regional de Saúde, um encontro com representantes dos CAPS da região, Diretor da Clinca Santa Helena (Dr. Pessoa), Hospital Regional de Cajazeiras, secretarios de saúde da região e gerencia regional de Saúde com as seguintes pautas:

·         Inauguração do CAPS em São João do Rio do Peixe;
·         Situação da Clinica Santa Helena;
·         Situação dos CAPS em Cajazeiras;
·         Situação da saude mental na Atenção Basica (USF e NASF);
·         Atenção as urgências psiquiatricas no HRC e SAMU;

 A partir dos relatos da situação de cada serviço emergiram os seguintes encaminhamentos: 

 ·       Formação de grupo de trabalho de discussão de Saúde mental na atenção básica- A partir da Educação Permanente construir oficinas para discutir sobre saúde mental na atenção básica (Reunião dia 08 às 10h da manhã)

·         Abrir  leitos psiquiátricos no HRC e implantar o acolhimento- Maura comunicará a data da agenda
       
·         Implantar ambulatório de psicologia e psiquiatria em Cajazeiras- responsável- Luciana Abreu- Secretária

·         Promover reunião de integração entre os CAPSI,i e Ad de Cajazeiras- com intuito de discutir processo de trabalho e fluxos- responsável Luciana Abreu e Maura;

·         Promover discussão de casos (formulação de PTS) entre CAPS e equipes de saúde de Cajazeiras- responsáveis- coordenadores de CAPS e Coordenação da atenção básica;

·         Proxima reunião:           
 08-08 as 14 horas no Auditorio da 9 Gerencia de Educação

Os CAPS, HRC, SAMU e Clinica Santa Helena deverão apresentar a serie histórica de 2011 com os principais diagnósticos, abordagens e origem do usuário, para construirmos os fluxos da rede de cuidados em saúde mental.

Att.
Maura Sobreira


terça-feira, 26 de julho de 2011

Campanha busca conscientizar população em relação ao uso excessivo de sal

O consumo dário do produto no Brasil atualmente é de 12 gramas, enquanto o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de apenas 5 gramas



A campanha “Menos sal. Sua saúde agradece!” foi lançada nesta terça-feira (26), por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O evento foi realizado durante a cerimônia oficial de abertura da 30ª ExpoEcos, que reúne supermercados das regiões Centro-Oeste e Norte, em Brasília (DF). “A campanha trabalha a conscientização dos consumidores e empregados dos estabelecimentos comerciais em relação aos malefícios do consumo excessivo de sal, trazendo orientações para o uso racional do sal, como a retirada do saleiro da mesa e o uso de temperos naturais”, explicou Patricia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. “Além de orientá-los a fazer escolhas de alimentos mais saudáveis com base nas informações dos rótulos”, completou. De acordo com dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, o consumo diário de sal no Brasil atualmente é de 12 gramas, enquanto o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas. “Queremos atingir esse consumo diário recomendado pela OMS até 2022, como parte do Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT)”, disse Patricia. O Plano de Ações está disponível nesta semana para consulta pública no Portal do Ministério da Saúde. Sociedade civil e demais parceiros podem enviar contribuições por meio de formulário específico. A intenção é traçar uma série de ações para reduzir as mortes prematuras por doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, responsáveis por 68% das mortes ocorridas anualmente no país. Além do impacto na mortalidade, as DCNT têm gerado perda de qualidade de vida com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e de lazer, além dos impactos econômicos para as famílias, comunidades e a sociedade em geral. Um dos fatores de risco para desenvolvimento dessas doenças é a hipertensão, causada principalmente pelo alto consumo de sal. A campanha lançada nesta terça é uma das respostas ao acordo firmado em abril de 2011, no qual estão previstas medidas para o consumo consciente e promoção da alimentação saudável, entre outras. “O projeto piloto da campanha é resultado do trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde, a Anvisa e a Abras e será realizado nos supermercados do Distrito Federal. Depois, deve ser estendida aos demais estados”, adiantou Patricia. COMPROMISSO – No último Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, as associações que representam os produtores de alimentos processados assinaram um termo de compromisso com o Ministério da Saúde para estabelecer um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas. O documento definiu o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. No caso das massas instantâneas, a diminuição anual será de 30%. O objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal (cerca de 40% do sal é composto de sódio), que está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres. A recomendação de consumo máximo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 5 gramas de sal diários por pessoa. Até o fim de 2011, será a vez dos biscoitos (cream cracker, recheados e maisena), embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer, empanados, lingüiça, salame e mortadela), caldos e temperos, margarinas vegetais, maioneses, derivados de cereais, laticínios (bebidas lácteas, queijos e requeijão) e refeições prontas (pizza, lasanha, papa infantil salgada e sopas). 
Por Neyfla Garcia, da Agência Saúde – Ascom/MS 

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE


Thayanne Nathanne
Assessora de Comunicação da Nona Gerência de Saúde

V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Fotos do 2o. dia da Conferência