A cidade de Uiraúna sediou nesta Sexta-Feira dia 01 de Julho de 2011, na Secretaria de Saúde do Município a Oficina para a implantação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). A capacitação foi realizada pela Gerente do 9º Núcleo Regional de Saúde com sede na cidade de Cajazeira a uiraunense Dr.ª Maura Sobreira e sua equipe. A oficina contou com os profissionais que irão atuar com este programa e contou com as presenças dos Secretários de Saúde dos municípios que estão localizados na região polarizada pelo o município de Uiraúna, a exemplo dos municípios de Joca Claudino, Poço Dantas e Bernardino Batista.
A movimentação começou por volta das 9hs30min e se estendeu até as 15hs00min e contou também com a presença da Prefeita de Uiraúna a Dr.ª Glória Geane.
O NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar o número de profissionais às equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Os núcleos reunirão profissionais das mais variadas áreas de saúde, como médicos (ginecologistas, pediatras e psiquiatras), professores de Educação Física, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Esses profissionais atuarão em parceria e em conjunto com as equipes da Saúde da Família.
A proposta de criação de núcleos multiprofissionais para dar apoio às equipes mínimas da estratégia de saúde da família, principal ação de atenção básica do Ministério da Saúde, há muito vinha sendo discutida. O desenvolvimento dos estudos em atenção básica e o fomento de novas políticas públicas, como a criação da Política das Práticas Integrativas e Complementares (Portaria GM 971/2006) acabou por proporcionar a criação dos tão aguardados Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF.
Os psicólogos têm participado desde as primeiras experiências de matriciamento, especialmente no apoio e na discussão com as equipes de saúde da família sobre os cuidados aos portadores de sofrimento mental e seus familiares. Hoje, seu papel amplia-se passando a incluir em seu suporte técnico a atenção à idosos, usuários de álcool e outras drogas, jovens e mulheres vítimas de violência e outros grupos vulneráveis, sempre compartilhando seu saber com os de outros profissionais e da própria população. Entre seus diversos fazeres, várias práticas são utilizadas pelo psicólogo, entre elas, o recurso complementar da Acupuntura, quando for o caso e houver preparo profissional para tal, nas práticas integrativas e complementares contempladas na portaria.
Tal iniciativa do Governo Federal é uma vitória para nós psicólogos, pois trata-se de um novo espaço para a nossa atuação. No entanto, ainda necessita-se de muito debate para a regulamentação do nosso trabalho e que nós psicólogos sejamos atuantes nesta luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário