terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nota de Esclarecimento


Estado da Paraíba
Secretaria Estadual de Saúde
IX Gerencia Regional de Saúde


              
Considerando os princípios da universalidade e equidade do Sistema Único de Saúde, buscamos  garantir o acesso ao usuário as nossos serviços da rede,  buscando sempre a humanização das práticas a partir da qualificação dos profissionais de saúde. O apoio aos municípios através do matriciamento vem sendo nossa prioridade para fortalecer a regionalização e cooperação solidária. A garantia de medicamentos de uso excepcional vem sendo buscada através da organização do serviço do CEDEMEX e dispensação adequada. Salientamos que em virtude de problemas na licitação, tivemos atrasos na entrega de alguns insumos e estamos regularizando o ABASTECIMENTO, tendo disponível o EXCELON (Rivastigmina) 1,5 - 3,0 – 4,50 – 2,0 – 6,0 e o QUETIAPINA 100 g.  Os usuários devidamente cadastrados deverão procurar o serviço para recebimento da medicação.
AUSÊNCIA DA GERENTE DA 9ª REGIONAL DE SAÚDE
 Dra.Maura Sobreira ficará ausente da 9ª Gerência Regional de Saúde no período de 29-11 a 07/12, uma vez que a mesma estará em BSB para a Conferencia de Saúde.
Nesse sentido agradecemos os canais midiáticos pela abertura e compromisso com a veracidade das informações prestadas.


Assessoria de Comunicação da 9ª Gerência Regional de Saúde

domingo, 27 de novembro de 2011

14ª Conferência Nacional de Saúde

Tema
"Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro"
Eixo
"Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS"
- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;
Participação da comunidade e controle social;
Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).
Decreto
Decreto de 3 de março de 2011 convoca a 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Regimento
Regimento da 14ª CNS
Etapas
Municipal - 01 de abril a 15 de julho de 2011;
Estadual - 16 de julho a 31 de outubro de 2011;
Nacional - 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011.
Questões Orientadoras
Texto orientador para subsidiar as etapas municipais e estaduais da 14ª CNS.
Perguntas e Respostas
Esclareça suas dúvidas sobre a organização e realização da 14ª CNS
Datas das Conferências Municipais e Estaduais
Todas as Conferências
Conferências Estaduais
Conferências Municipais
Pronunciamento sobre a 14ª Conferência Nacional de Saúde
Baixar o arquivo - Divulgação da 14ª Conferência Nacional de Saúde
Relatórios das Conferências


 
__________________________________________________
Equipe de Comunicação do CNS

Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estação de Serviços do Governo do Estado atrai grande público ao centro de Cajazeiras

Não poderia ser diferente! As duas primeiras etapas da segunda edição da Estação de Serviços do Governo do Estado, realizadas em São José de Piranhas e Cajazeiras, nestes dias 21 e 22 respectivamente, foram um sucesso.

Em São José de Piranhas as ações se concentraram na praça da igreja matriz, no centro da cidade, e contou com um grande público. Da mesma forma aconteceu em Cajazeiras, quando vários órgãos estaduais ofereceram serviços gratuitos à população nesta terça-feira na Praça das Oiticicas, em frente à câmara de vereadores, também no centro.

O evento contou com a participação das gerências regionais de Saúde, Educação, Cultura, Agricultura, Cagepa, além da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os serviços de saúde, como vacinação, realização de exames, verificação de pressão arterial, tipagem sanguínea e campanhas educativas, ficaram por conta da 9ª Gerência de Saúde e do Hospital Regional de Cajazeiras.

A Estação de Serviços promove ações de cidadania à população sertaneja que é atendida pelos órgãos da 9ª Região Geo-administrativa. A ideia principal é aproximar cada vez mais a atual gestão estadual da população e agilizar alguns serviços públicos essenciais.

A próxima etapa acontecerá no dia 10 de dezembro em São João do Rio do Peixe, na Praça da Matriz.





Fotos: Diário do Sertão

Câmara de Cajazeiras aprova doação total do Hospital Infantil para a UFCG

A Câmara Municipal de Cajazeiras aprovou nesta segunda-feira (21) o projeto de doação total do Instituto Materno-infantil Júlio Bandeira de Melo, o popular Hospital Infantil, para os cuidados da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O projeto havia sido encaminhado à Câmara pelo Executivo municipal (Prefeitura).

Para administrar o HI, a universidade impôs ao Município a condição de este se responsabilizar por todos os débitos existentes na unidade de saúde, além de manter por 180 dias seus funcionários trabalhando na instituição.

De acordo com a UFCG, esse tempo de seis meses é suficiente para que a universidade consiga um quadro próprio de funcionários.

Com a medida, as mais de 80 vagas do concurso público da Prefeitura de Cajazeiras que eram destinadas para o Hospital Infantil serão excluídas da seleção.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Começa 2ª edição da Estação de Serviços em São José de Piranhas

Começou hoje, em São José de Piranhas, a 2ª edição da Estação de Serviços do Governo do Estado, organizada pela 9ª Gerência Geo-administrativa, que tem sede em Cajazeiras. O programa oferece serviços de educação, saúde, assistência social, segurança pública, agricultura, apresentações artísticas, entre outros.

SERVIÇOS

Educação e Cultura: apresentações culturais (dança, música, teatro); apresentação dos programas educacionais e feira de artesanato.

Saúde: vacinas, exames, verificação de pressão arterial, tipagem sanguínea e campanhas educativas de saúde pública.

Social: emissão de carteiras de identidade, de trabalho, CPF, 2ª via de certidão de nascimento, foto 3/4, cortes e escova de cabelos, atendimentos do PROCON, SINE, CSU, CREAS.

Segurança Pública: aulas de trânsito para crianças e apresentação de ações de segurança pública da Polícia Militar e Bombeiros.

Agricultura: informações do Projeto Cooperar, campanha de vacinação da febre aftosa e palestras.

Outros Serviços: atendimentos da CAGEPA, Terminal Rodoviário de Cajazeiras (Paraíba Integrada), DER e Jornal A União.

A programação continua nesta terça-feira, dia 22, em Cajazeiras, e dia 10 de dezembro em São João do Rio do Peixe.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Comissão intensifica chamadas para a próxima Ciranda de Serviços em Cajazeiras e região

As próximas edições da Ciranda de Serviços da 9ª Região Geo-administrativa, que tem sede em Cajazeiras, estão cada vez mais próximas. Nos dias 21 e 22 deste mês, São José de Piranhas e Cajazeiras receberão diversas ações sociais patrocinadas por órgãos do Governo do Estado em um dia inteiro de eventos. A terra do padre Rolim foi palco da primeira edição da Ciranda, em agosto, e sua população pôde presenciar o sucesso que é este grande encontro social e de solidariedade.

Em contato com a Assessoria do HRC, o líder do governo estadual em Cajazeiras, Rivelino Martins, revelou os últimos preparativos para a ação nos dois municípios.

- Estamos trabalhando bastante ao longo desses dias. Já fizemos todos os ofícios para empresas de energia elétrica, Bombeiros, SAMU e prefeituras, para assegurar a estrutura necessária – esclareceu ele.

Rivelino destacou ainda a presença de importantes autoridades e personalidades no evento, como a primeira-dama do Estado (ainda por confirmar) e o secretário estadual de Cultura, o cantor e compositor Chico César.

- Teremos a presença da presidente da FAC (Fundação de Ação Comunitária), Denise Albuquerque; do secretário de Cultura, Chico César, e estamos aguardando a confirmação da primeira-dama do Estado e do secretário de Comunicação, Nonato Bandeira.

O próximo passo da comissão que organiza a Ciranda será visitar alguns setores públicos e privados convidando a população para o encontro.

A Ciranda de Serviços é um grande evento coletivo que oferece à população serviços de saúde, emissão de documentos, assistência jurídica, apresentações artísticas escolares, entre outros. O Hospital Regional de Cajazeiras, ao lado da 9ª Gerência Regional de Saúde, deverá marcar presença mais uma vez nessa grande festa da cidadania em Cajazeiras.

Assessoria HRC

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ATENÇÃO PROFISSIONAIS DE SAÚDE

De ordem da Diretoria do Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde - informo:


Está prorrogado o recebimento dos Termos de Compromisso (PMAQ), até o dia 18NOV2011 (6ª feira).


CONASS e CONASEMS – favor divulgar a todos os estados e municípios.


Muito obrigado pela atenção!




Cláudio Henrique Guimarães de Menezes
Gabinete do Departamento de Atenção Básica (DAB)
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde
Tel. (61) 3306-8044  /  Fax: (61) 3306-8028
Visite nosso site:  www.saude.gov.br/dab

domingo, 13 de novembro de 2011

Acesso a medicamentos gratuitos triplica

A ação “Saúde Não Tem Preço” – lançada em fevereiro pelo governo federal – está beneficiando cada vez mais brasileiros e ampliando o acesso ao tratamento de diabetes e hipertensão no Sistema Único de Saúde (SUS). A oferta do programa do Ministério da Saúde aumentou três vezes, nas mais de 20 mil unidades privadas credenciadas. São 11 medicamentos gratuitos. Em janeiro, 853 mil pacientes de hipertensão e diabetes foram atendidos pelo programa, enquanto que, em outubro, o número saltou para 2.993.962 (Confira tabela abaixo).

Aproximadamente 3 milhões de diabéticos e hipertensos foram beneficiados em outubro. Região Norte teve o maior crescimento: 763% de janeiro a outubro
“Os números mostram que o brasileiro está mais e melhor assistido para o tratamento dessas doenças prevalentes na população, e diretamente relacionadas aos novos hábitos de vida do brasileiro”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A quantidade de hipertensos beneficiados saltou 285%, de 658 mil em janeiro para 2,5 milhões em outubro. Já o número de diabéticos beneficiados aumentou 202%, passando de 306 mil para 925 mil no mesmo período. Antes da criação do “Saúde Não Tem Preço”, os produtos eram oferecidos com até 90% de desconto nas drogarias credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.
CRESCIMENTO – A região Norte apresentou maior crescimento no número de beneficiados em relação ao restante do País desde janeiro: 763%, passando de 9.793 para 84.553 no período. Roraima foi o estado que mais se destacou no Brasil. O total de pacientes atendidos em outubro foi 139 vezes maior do que em janeiro, um salto equivalente a 13.743%. O número de hipertensos e diabéticos que retiraram medicamentos em outubro foi 3.194 pessoas, enquanto em janeiro haviam sido 23.
Destaque também para a região Centro-Oeste, onde o número de beneficiados cresceu sete vezes desde o início do ano, um aumento de 692%, passando de 23.301 para 184.526 no mesmo período. No Nordeste, o programa apresentou 435% de crescimento, o número de beneficiados passou de 55.842 em janeiro para 298.669 em outubro. Já nas regiões Sul e Sudeste o crescimento foi, respectivamente, de 310% e 196%.
“A oferta de saúde está cada vez melhor distribuída pelo país, sem prejuízo de qualquer região, por meio do Farmácia Popular. O maior crescimento do programa na região Norte indica que a assistência farmacêutica está se ampliando de maneira equânime no Brasil, chegando a todos os brasileiros, sem distinção”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
DOENÇAS -A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 2010, que considera o diagnóstico médico referido pelo entrevistado. Ainda pelo Vigitel, a diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres 7% do quem em homens, 5,4%.
O Saúde Não Tem Preço tem alavancado a oferta do programa Aqui Tem Farmácia Popular como um todo, incluindo os 14 produtos ofertados com 90% de desconto, para o tratamento de asma, incontinência urinária, osteoporose, rinite, colesterol, doença de Parkinson, glaucoma e os anticoncepcionais. O número de pessoas atendidas pelo programa cresceu 192% de janeiro a outubro, saltando de 1,2 milhões para 3,7 milhões.
ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS- Para obter os produtos disponíveis no Saúde não Tem Preço, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.
Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas e comunicadas ao Ministério da Saúde – pelos estabelecimentos credenciados ou pelos usuários do programa – por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.

Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo, que é a substância que compõe o medicamento. Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa, onde os usuários podem ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele que deverá informar, ao usuário, o princípio ativo que identifica o nome comercial do medicamento (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.

Números de pacientes atendidos pela "Saúde Não Tem Preço" no Brasil

 
ESTADO
jan/11
out/11
Total no Período
Variação Jan/Out (%)

Centro-Oeste
DF
6.074
35.061
87.728
477%
692%
GO
12.355
93.130
189.847
654%
MS
2.908
31.198
66.361
973%
MT
1.964
25.137
51.171
1180%
TOTAL
23.301
184.526
395.107

Nordeste
BA
5.756
56.858
141.556
888%
435%
CE
8.068
56.618
120.949
602%
MA
1.022
12.868
29.406
1159%
PB
5.669
44.991
84.669
694%
PE
13.586
52.015
112.215
283%
PI
1.654
12.113
24.594
632%
RN
17.429
53.369
104.986
206%
SE
2.658
9.837
25.235
270%
TOTAL
55.842
298.669
643.610

Norte
AC
112
545
1.410
387%
763%
AL
2.079
13.554
32.818
552%
AM
14
176
837
1157%
AP*
0
68
394
127%
PA
3.809
36.769
86.598
865%
RO
2.572
22.512
47.632
775%
RR
23
3.184
7.465
13743%
TO
1.184
7.745
17.856
554%
TOTAL
9.793
84.553
195.010

Sudeste
ES
25.841
79.266
193.190
207%
196%
MG
193.940
523.642
1.236.306
170%
RJ
166.281
471.098
1.084.346
183%
SP
235.165
765.484
1.607.997
226%
TOTAL
621.227
1.839.490
4.121.839

Sul
PR
49.560
162.480
344.153
228%
310%
RS
78.593
319.667
618.135
307%
SC
15.250
105.916
218.442
595%
TOTAL
143.403
588.063
1.180.730

 
TOTAL BRASIL
853.181
2.993.962
6.485.631
251%

 
Nota:* A variação refere-se aos meses de março a outubro de 2011
Bárbara Semerene
Agência Saúde