Entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não sabem que têm o vírus, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo programa Conjunto das Nações Unidas Sobre HIV/Aids (Unaids). Isso significa que um em cada quatro brasileiros (25,5%) infectados desconhece sua situação de risco.
A Paraíba é o 2º estado com menor número de casos no país, com uma taxa de incidência de 10.4 por 100 mil habitantes. Este ano foram registrados 426 novos casos no estado.
Na cidade de Cajazeiras, o Ministério da Saúde divulgou no mês de agosto quase 60 casos registrados. Segundo o médico ginecologista do Hospital Regional de Cajazeiras, Oscar Sobral, a faixa etária de pessoas infectadas com o vírus HIV é bastante variada, de jovens a idosos, porém a maior parte dos casos ocorre entre 25 a 40 anos. Para ele, não existe mais o chamado “grupo de risco”, composto principalmente por homossexuais. Hoje, os heterossexuais são os mais infectados, principalmente os homens, afirma o médico.
O levantamento mostra que a incidência da Aids no País em 2011 foi 20,2 casos para cada 100 mil habitantes. No mesmo período, foram registrados 38,8 mil novos casos da doença – a maioria nos grandes centros urbanos.
Enquanto o Sudeste apresenta redução na taxa de incidência de 27,5, em 2002, para 21, em 2011, as regiões Sul, Norte e Nordeste registraram tendência de aumento de casos. No Centro-Oeste, a epidemia é considerada estável.
Atualmente, 217 mil brasileiros com o vírus HIV estão em tratamento. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou que o país registra forte adesão à terapia antirretroviral, pois mais de 70% dos pacientes apresentam carga viral indetectável após seis meses de tratamento.
As pessoas que desejarem saber se têm o vírus devem procurar as unidades da rede pública de saúde e os centros de Testagem e Aconselhamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário