O Diagrama de Controle previa para a Semana Epidemiológica 17 o maior número de casos notificados no ano. No entanto, a dinâmica da dengue na Paraíba revela até o momento um comportamento diferente com o maior número de casos notificados na semana epidemiológica 13. A partir da semana 14 acontece uma redução nos casos, e na semana 17 os casos estão bem abaixo do limite superior esperado.
Dados informados até 30 de abril:
- 1.976 casos de Dengue clássica;
- 707 casos Descartados;
- 27 casos de Dengue com Complicações;
- 27 casos de Febre Hemorrágica da Dengue;
- 1.151 casos inconclusivos;
- 01 óbito, e,
- 3.759 casos aguardam término da investigação para confirmação ou descarte.
Clique para ampliar |
Na Figura 2 apresentamos o número de notificações por semana epidemiológica. A redução dos casos a partir da semana 14 pode esta relacionada à intensificação das ações educativas, de controle vetorial e da vigilância da população nos seus domicílios. Até porque, o grande protagonista do controle da dengue é o próprio cidadão.
Clique para ampliar |
Os casos graves somam um total de 54 casos, sendo, 27 por Dengue com Complicações – DCC, 27 por Febre Hemorrágica da Dengue – FHD.
A Paraíba tem 01 óbito confirmado por FHD e 01 óbito em processo de investigação. Hoje a letalidade das formas graves da doença no estado é de 1,8 %.
O óbito já confirmado é do sexo Masculino, 75 anos e residente no município de Campina Grande. Já o óbito que se encontra em investigação também é do sexo masculino, com 11 anos de idade e residente no município de Alhandra.
Ação da Semana:
Qualificação para atendimento ao paciente com suspeita de dengue baseado na Classificação de Risco para médicos e enfermeiros do município de Santa Rita. Também estaremos convidando para participar do evento os profissionais do município de Bayeux e de Cruz do Espírito Santo.
Data – Terça Feira (10 / 05 / 2011)
Local – Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita
Hora – 14:30 hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário