quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Camisinhas dançam rock na luta contra a aids

Mais de 80 mil camisinhas foram distribuídas e 406 testes rápidos de HIV/aids realizados. Quem passou pelo estande recebeu orientações sobre formas de prevenção e transmissão do vírus
Conteúdo extra: Photo Gallery
Jovens fantasiados de camisinha fazem mobilização para a prevenção ao HIV e outras DST
Durante o Rock In Rio, onde são esperadas 700 mil pessoas, o Ministério da Saúde está presente com ações de prevenção às DST/aids e hepatites virais. Dez jovens caracterizados como camisinhas gigantes circulam pela Cidade do Rock para distribuir preservativos e chamar os participantes do evento a se integrarem na ação. Uma coreografia foi criada para despertar a atenção dos jovens sobre a importância do uso do preservativo.
Dois filmetes de 30" são  projetados nos telões durante os intervalos das atrações. Um estimula o uso da camisinha e o outro convida o público a conhecer o estande Fique Sabendo, mobilização contínua de prevenção e estímulo à testagem, em espaço montado no Village do Rock In Rio, próximo ao Palco Sunset. Nesse espaço, profissionais de saúde tiram dúvidas, dão orientações, distribuem preservativos e realizam o teste rápido para o HIV, com o resultado disponível na hora.
A iniciativa está sendo bem aceita pelos jovens que passaram pelo estande e deixaram mensagens escritas na parede do espaço: "Show! Estava mesmo precisando tirar a dúvida", registrou um participante que fez o teste e recebeu orientações no local. Na primeira semana do evento, foram realizados 406 testes rápidos de aids com quatro resultados positivos, sendo que em dois deles as pessoas já conheciam a sua condição sorológica. Os outros dois participantes que se descobriram soropositivos receberam as informações necessárias para o adequado acompanhamento nos serviços de saúde.
Essa ação é fruto de parceria entre o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (SVS/MS), a Coordenação de DST e Aids do Estado do Rio de Janeiro e de municípios vizinhos, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a organização do Rock In Rio.

Fonte: http://www.aids.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário