quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Brasil é destaque positivo em relatório internacional sobre drogas

Brasil é destaque positivo em relatório internacional sobre drogas
Brasil é destaque positivo em relatório internacional sobre drogas
As ações do governo brasileiro no combate ao uso de drogas tiveram destaque positivo no relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) 2011, divulgado nesta terça-feira (28/2), em Brasília.

Assessoria com Anvisa

INFLUENZA

Brasil defende na OMS maior envolvimento da indústria

Grupo de países propõe à Organização Mundial da Saúde o estabelecimento de contrapartidas para fabricantes de medicamentos e outros produtos relacionados ao vírus da influenza em benefício a nações suscetíveis à possível pandemia da doença

O Grupo Assessor da Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma estratégia para receber de fabricantes de vacinas, remédios e kits diagnósticos retorno financeiro e benefícios pré-acordados como contrapartida pelo recebimento de material biológico relacionado ao vírus da influenza. O grupo propôs que a OMS estabeleça um prazo de seis meses para que as empresas firmem contrato e passem a colaborar financeiramente com a Rede Global de Vigilância do Vírus de Influenza a partir de um retorno financeiro estimado em 28 milhões de dólares anuais. Além disso, em caso de pandemia, as empresas terão de se comprometer com outras contrapartidas, como a doação de 10% da produção delas para a Organização Mundial da Saúde, a transferência de tecnologia ou a venda de 25% da produção a preço de custo, entre outras.
As propostas à diretoria-geral da OMS foram aprovadas nesta última semana, em Genebra (Suíça), durante a segunda reunião do Grupo Assessor – do qual fazem parte, como representantes da Região das Américas, o Brasil, os Estados Unidos e o Canadá. O objetivo é que cada empresa, ao firmar contrato com a OMS, se comprometa com duas entre seis possibilidades de contrapartida. “Quem recebe material biológico vai ter que assinar um documento dizendo claramente que, dentro daquelas medidas listadas ali, ele se compromete a cumprir duas delas em caso de pandemia”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que representa o Brasil no Grupo Assessor.
Durante o encontro em Genebra, também foi acertado o destino dos recursos financeiros que virão da indústria. Uma das maneiras de aplicação destes recursos é que a maior parte do montante (70%) seja investida em ações de preparação para o caso de uma nova pandemia, priorizando-se o fortalecimento da vigilância epidemiológica do vírus da influenza. “A ideia é que seja estabelecido um amplo acordo para que os países afetados por uma possível pandemia, além de compartilhar o material biológico relacionado ao vírus da influenza, também tenham acesso aos benefícios gerados pela indústria com a fabricação de medicamentos e outros produtos”, afirma Jarbas Barbosa. “A ideia é fortalecer e ampliar a vigilância epidemiológica em nível global. Na África, por exemplo, a vigilância ainda é pequena e, como não há como predizer de onde vai surgir o novo vírus pandêmico, é preciso ter boa vigilância em todos os países”, acrescenta o secretário.
GRUPO ASSESSOR – O Grupo Assessor Consultivo da OMS é composto por representantes de todos os continentes e foi estabelecido pela Assembleia Mundial de Saúde em maio do ano passado. O Brasil – juntamente com Estados Unidos e Canadá – representa a Região das Américas e participa ativamente da elaboração dessas propostas à diretoria-geral da Organização Mundial da Saúde.
NO BRASIL Ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou o público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza. Foram incluídos crianças menores de 2 anos, gestantes e profissionais de saúde, além de idosos e indígenas que já eram vacinados. Ao todo, foram vacinadas mais de 25 milhões de pessoas, com redução de 82% no número de casos da doença e 83% dos óbitos por influenza em relação a 2010.
Para enfrentar a chamada “segunda onda” da pandemia de influenza, o Brasil realizou, em 2010, complexa campanha de vacinação direcionada aos grupos com maior risco de adoecer gravemente ou morrer em decorrência da doença. Mais de 86,9 milhões de brasileiros foram imunizadas contra a doença.
 
Por Rafaela Ribeiro – Da Agência Saúde, Ascom/MS
(61) 3315-6246 / 3580 / 2351

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SESSÃO ESPECIAL SAÚDE FOI ADIADA

Tendo em vista a impossibilidade da participação do Secretário de Saúde do Municipio de Cjaazeiras Dr.Pablo Leitão, a Casa Legislativa adiou a sessão especial que seria realizada hoje, dia 28/02/2012. Nesta ocaião lembramos a todos que a sessão acontecerá no dia 05 de março(segunda-feira) ás 17h15min. Na oportunidade será discutido o procedimento nas cirurgias eletivas do Hospital Regional de Cajazeiras e prestação de contas do Conselho Municipal de Saúde.

Assessoria da 9ª Gerência Regional de Saúde.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Secretaria da Saúde promove treinamento sobre novo manejo clínico da dengue

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, está promovendo, nesta segunda e terça-feira (27 e 28), um treinamento sobre o novo manejo clínico da dengue para 800 profissionais, entre médicos e enfermeiros que trabalham nas unidades de saúde de todo Estado.
O evento ocorre de manhã e à tarde desta segunda e na tarde da terça, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. Já na manhã da terça-feira, o treinamento acontecerá na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), também em João Pessoa.
As instruções estão sendo dadas pelo assessor de gabinete da Secretaria de Assistência à Saúde, do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Said. Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, o objetivo é oferecer subsídios para que os profissionais identifiquem e tratem, precocemente, os casos suspeitos de dengue. Durante o evento, os profissionais recebem ainda o material gráfico que deverá ser consultado durante o atendimento aos pacientes.
Uma das participantes é a enfermeira Viviane Ferreira de Oliveira, que trabalha no Hospital Regional de Monteiro. “As palestras fixam mais na nossa mente as formas corretas de atuar na prevenção e no tratamento da dengue”, disse. Para o médico Paulo Sérgio Franca de Athayde, que trabalha no Hospital Regional de Patos e na Unidade de Saúde da Família de Passagem, o evento ocorre numa boa hora, com ensinamentos que serão incorporados à prevenção. “São muito úteis, principalmente agora, quando se aproxima o período chuvoso, época em que aumentam os casos de dengue”, previu.

Segundo Júlia, nos dois primeiros meses deste ano não houve registro de óbitos por dengue – e 2011 foi o ano com a menor taxa de morte dos últimos cinco anos. Ela lembrou que, recentemente, foi inaugurada uma ala nova no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, dentro das normas e padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária, para o atendimento das formas graves da dengue. “Com isso, passamos a ter mais uma referência no tratamento dessa doença, já que antes havia somente o Hospital Universitário”, concluiu.

SECOM-PB

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Governo treina secretários de Educação e Saúde para prestar contas ao Pacto Social

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal (Sedam), vai promover, nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, um curso de capacitação destinado aos secretários de Saúde e de Educação dos municípios contemplados com o Pacto Social. O objetivo é preparar esses gestores para prestação de contas dos recursos repassados para execução de ações nas duas áreas.
A Sedam já está encaminhando convite às Prefeituras para o treinamento que vai orientar os gestores sobre o uso de todas as funcionalidades do Sistema de Gestão de Informação (SGI). A iniciativa da capacitação foi das comissões de Acompanhamento e de Controle da Execução do Convênio, criadas no âmbito das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (SEE), concedentes dos recursos do Pacto.
“O sistema possibilitará que os municípios prestem contas mensais dos objetos conveniados, bem como da Contrapartida Solidária. Os secretários da Saúde e da Educação desses municípios são os principais alvos da ação”, explicou o secretário da Sedam, Manoel Ludgério, alertando que não haverá transferência de recursos financeiros aos convênios pactuados pelas Prefeituras cujos gestores não participem da capacitação.
O treinamento acontecerá na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, na sala de convenções I, e obedecerá a um calendário elaborado pelas três secretarias envolvidas (confira abaixo).
Serviço
O que: Curso de capacitação referente às prestações de contas do Pacto Social
Local: Estação Ciência, Sala de Convenções I
Data: 28 e 29 de fevereiro e 1º de março
Endereço: Avenida João Cirilo da Silva, s/n – Altiplano Cabo Branco,
Realização: Sedam, SES e SEE

Calendário – Municípios em negrito foram contemplados com convênios nos editais Saúde e Educação, portanto, os dois titulares dessas pastas devem comparecer ao curso de capacitação.


GRUPODATAMUNICÍPIOS
1º GRUPO28/02/12 ás 09h00min
Manhã
Belém do Brejo do Cruz
Mato Grosso
S. José do Brejo do Cruz
Monte Horebe
Poço de José de Moura
São  José de Piranhas
Triunfo
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Lagoa
Aparecida
Lastro
Marizópolis
Nazarezinho
São Bentinho
São Francisco
Bernadino Batista
Bom Sucesso
Bonito de Santa Fé
Cachoeira dos Índios
Catolé do Rocha
Jericó
Paulista
Poço Dantas
Pombal
Riacho dos Cavalos
Santa Cruz
São Bento
São Domingos de Pombal
Sousa
Uiraúna
Vieirópolis
 
Total 32
2º GRUPO28/02/12 ás 14h00min
Tarde
Caldas Brandão
Gurinhém
Ingá
Riachão do Bacamarte
Salgado de São Félix
Mogeiro
Pilar
Belém
Caiçara
Cuitegí
Guarabira
Lagoa de Dentro
Pilões
Pilõezinhos
Araçagí
Logradouro
Sertãzinho
Itatuba
Juripiranga
Pedras de Fogo
São José dos Ramos
São Miguel de Taipu
Alagoinha
Bananeiras
Cacimba de Dentro
Dona Inês
Serraria
 Solânea
Alagoa Grande
Areia
 
Total 30
3º GRUPO29/02/12 ás 09h00min ManhãSão José de Princesa
Imaculada
Juru
Tavares
Areia de Baraúnas
Cacimbas
Catingueira
Mãe d’água
Matureia
Quixaba
Salgadinho
Santa Terezinha
São Mamede
Cacimba de Areia
Condado
Patos
Água Branca
Manaira
Princesa Isabel
Desterro
Emas
Malta
Passagem
São José do Sabugi
Teixeira
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Coremas
Ibiara
 
Total 29
4º GRUPO29/02/12 ás 14h00min
Tarde
Pirpirituba
Serra da Raiz
Caaporã
Cruz de Espírito Santo
Itapororoca
Marí
Santa Rita
Sobrado
Alhandra
Bayeux
Capim
Curral de cima
 Sapé
Campina Grande
Alagoa Nova
Areial
Borborema
Cabedelo
Conde
Lucena
Pitimbu
Cubatí
Cuité
Picuí
Aroeiras
Barra de Santana
Boqueirão
Cabaceiras
Esperança
Gado Bravo
 
Total 30
5º GRUPO01/03/12 ás 9: 00 ManhãSanta Luzia
São José de Espinharas
Várzea
Aguiar
Igaracy
Olho D’Água
Pedra Branca
Boa Ventura
Conceição
Diamante
Damião
Nova Palmeira
Frei Martinho
 São Vicente do Seridó
Sossego
Ouro Velho
Pararí
Itaporanga
Nova Olinda
Piancó
Santana de Mangueira
Amparo
Camalaú
Congo
Monteiro
São João do Tigre
São José dos Cordeiros
São José de Caiana
Sumé
Zabelê
 
Total 30
6º GRUPO01/03/12 ás 14: 00 TardePrata
São João do Cariri
Serra Branca
Algodão de Jandaíra
Assunção
Boa Vista
Caturité
Fagundes
Gurjão
Montadas
Olivedos
Santa Cecília
Santo André
Tenório
Taperoá
Juazeirinho
Puxinanã
Barra de São Miguel
Lagoa Seca
Livramento
Massaranduba
Matinhas
Natuba
Pedra Lavrada
Queimadas
Remígio
Riacho de Santo Antônio
Soledade
Pocinhos
 
Total 29

Obs.: Municípios em negrito têm dois projetos – Saúde e Educação
SECOM-PB

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA

Casos suspeitos de dengue mantêm queda de 85,6% em comparação com 2011

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantém a redução no número de casos suspeitos de dengue neste ano, em comparação ao ano passado – a diminuição chega a 85,6%, conforme dados do boletim da sétima semana epidemiológica. De 1º de janeiro a 17 de fevereiro de 2011, foram registrados 1.589 casos suspeitos da doença; no mesmo período deste ano, foram registrados 230.

Os cinco municípios com o maior número de casos notificados são Cabedelo, São José do Sabugi, Coremas, Bayeux e João Pessoa. São José do Sabugi apresenta o maior coeficiente de incidência da doença por grupo de cada 100 mil habitantes: 798. Cabedelo tem uma incidência de 55,2; Coremas, 52,8; Bayeux, nove; e João Pessoa, um.
Para o cálculo do coeficiente de incidência, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde (MS), descritas no Manual Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, são excluídos os casos descartados.
Assessoria técnica – Preocupada com a incidência no município de São José do Sabugi e, principalmente, com o fato de todos os casos notificados ainda estarem em investigação, a SES vai avaliar o banco de dados do município e oferecer assessoria técnica à vigilância epidemiológica municipal. Se necessário, será elaborado o perfil epidemiológico detalhado da cidade.
Os demais municípios apresentam incidência considerada baixa, visto que o parâmetro para esta afirmação é definida pelo MS como de até 100 casos em cada 100 mil habitantes.
Visitas Técnicas – A equipe da Gerência de Vigilância em Saúde (Gevs), em parceria com os profissionais das Gerências Regionais de Saúde (GRS) e as Secretarias Municipais de Saúde, está realizando visitas técnicas nos 35 municípios que receberam recursos extras do Ministério da Saúde para reforçar as ações de combate à dengue. As equipes já passaram pelas cidades de Cabedelo, Bayeux e Campina Grande. Na próxima semana, serão visitadas as cidades de Santa Rita, Conde e Lucena.
A gerente da Gevs, Júlia Vaz, explicou que durante as visitas são aplicados formulários de análise da execução do plano de contingência de cada município. Segundo ela, o plano de contingência é o cronograma de ações que cada cidade se comprometeu, no MS, a cumprir com os recursos recebidos. “Também oferecemos orientação técnica e ajuda para solucionar as deficiências identificadas durante a execução das ações”, disse.
De acordo com a Portaria 2557 do Ministério da Saúde, a secretaria tem como obrigação acompanhar e orientar o cumprimento dos cronogramas de ações de controle, epidemiológicas e também de atenção básica.
Novo manejo clínico – A SES realizará treinamento sobre o novo manejo clínico da dengue, com a participação de ministrantes do MS. A qualificação dos médicos e enfermeiros em João Pessoa acontecerá durante os dias 27 e 28 deste mês, no Hotel Ouro Branco, e também no auditório da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). Aproximadamente 800 profissionais médicos e enfermeiros de todo o Estado participarão do treinamento.
Dados
Casos notificados – 230
Dengue clássica – 22
Dengue com complicações – 1
Febre hemorrágica – 1
Óbitos por dengue – zero
Descartados – 51
Em investigação – 155

SECOM-PB