segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

FIQUE ATENTO

Saúde divulga orientações para o Carnaval 2012

Acompanhe a produção de matérias que dão dicas e orientações a respeito de assuntos relativos ao Carnaval


Alertas sobre consumo excessivo de álcool e sobre misturas perigosas como energéticos e viagra são alguns dos assuntos abortados pela Rádio Saúde Web que estão disponível no Portal da Saúde. Veja também dicas com relação a fantasias para crianças e orientação sobre alimentação saudável para conseguir acompanhar todos os dias de folia e, claro, sobre o uso de camisinhas para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis.



Com a chegada do Carnaval, as equipes do SAMU 192, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, se preparam para o aumento das diversas emergências em todo o País. Por causa do abuso de bebidas alcoólicas, cresce o número de acidentes de trânsito e de pessoas que precisam de atendimento por causa de má alimentação e falta de hidratação. Por essa razão, o coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, explica que, nesse Carnaval, o SAMU 192 vai montar esquemas especiais nas regiões onde há maior concentração de foliões.

Apesar de ser uma época de comemoração, alegrias e muita descontração, durante o carnaval é registrado um aumento de 20 por cento nos casos de ataques cardíacos e derrames. O motivo são os excessos dos dias de folia. Para curtir a festa sem surpresas, é importante evitar exageros, principalmente para quem já sofre de algum problema cardíaco. O cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia, ligado ao Ministério da Saúde, Stephan Lachtermacher, explica que a mistura de álcool com energéticos pode ser perigosa.


Carnaval chegando, muita gente se preparando para viajar e curtir o feriado. Além do uso da camisinha, a principal recomendação do Ministério da Saúde é em relação ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Além de provocar brigas e acidentes, o abuso do álcool tem diversas conseqüências como dores de cabeça, enjoos e desidratação. A nutricionista da Coordenação da Saúde do Servidor do Ministério da Saúde, Raquel Sanchez, recomenda cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas. Para quem acabou abusando, a especialista dá dicas de como amenizar os incômodos.


Levar a camisinha em todos os dias do carnaval é recomendação antiga para o folião curtir a festa sem preocupações. Mas, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de guardar o preservativo. O atrito com objetos, como a carteira, e as altas temperaturas podem danificar o material da camisinha. A assessora técnica do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Karina Bernardes, dá dicas de como armazenar corretamente o preservativo.

Portal saúde/9GRS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário