segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Usuários enaltecem iniciativa do Governo do Estado e atendimento do HRC na segunda etapa do Mutirão de Cirurgias de Catarata .

“Estou muito feliz com a cirurgia. Agora é só esperar poder abrir os olhos para ficar ainda mais feliz”. A declaração do aposentado Antônio da Silva, morador de Cajazeiras, traduz o sentimento dos mais de 180 usuários que serão atendidos na segunda etapa do Mutirão de Cirurgias de Catarata do Hospital Regional de Cajazeiras, uma ação realizada pelo Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Saúde.

A segunda etapa do Mutirão teve início nesta segunda-feira (16) com 40 cirurgias realizadas em dois turnos (manhã e tarde), e se estenderá até a próxima sexta-feira (20). Durante toda a semana serão realizadas 185 cirurgias, fechando o balanço geral do Mutirão (1ª e 2ª etapas) com 385 cirurgias ao todo, reduzindo bastante a demanda reprimida que havia no HRC para esse tipo de procedimento.

O clima na sala de espera, neste primeiro dia, era de euforia e expectativa. Para os que já haviam sido atendidos, como seu Antônio, ficou a certeza de dias melhores com a recuperação da visão, e também o reconhecimento do trabalho que está sendo feito pela gestão do HRC no Governo Ricardo Coutinho, sob o comando da diretora Maura Sobreira e sua equipe.

“A catarata estava sempre me atrapalhando de trabalhar, eu não enxergava quase nada de noite, não podia ler. Eu estava precisando fazer a cirurgia para começar a trabalhar novamente. Recebi um ótimo atendimento. Estou muito feliz com a cirurgia. Agora é só esperando poder abrir os olhos para ficar ainda mais feliz”.


Esta segunda etapa do Mutirão prevê a execução de 40 cirurgias por dia, sendo 20 no turno da manhã e 20 no turno da tarde. Mais uma vez a ação beneficia os usuários dos 15 municípios que integram a 9ª Gerência Regional de Saúde, como dona Carolina, moradora do município de Triunfo, que mesmo antes de entrar na sala de cirurgia, teceu elogios ao atendimento do HRC. “Faz muito tempo que a doença atrapalha minha visão, por isso estou muito feliz porque vou fazer a raspagem. O atendimento aqui está muito bom, o hospital está de parabéns”.

Já a dona-de-casa Josefa Gouveia, de São José de Piranhas, espera poder voltar a segurar os objetos com a mesma firmeza com que enalteceu a assistência do HRC e a iniciativa do Governo do Estado em promover os mutirões de saúde. “Tudo que eu vou pegar, eu faço é derrubar no chão. Mas agora estou muito feliz porque isso vai acabar. É uma preocupação que o Governo está tendo com a gente, que esperava há muito tempo essa cirurgia. Lembro que eu já fui internada aqui por três dias e fui muito bem atendida. As enfermeiras, os médicos, estão todos de parabéns”.

Com a execução destes 185 procedimentos, o Mutirão completa o total de 385 cirurgias de catarata identificado no processo de triagem. A primeira etapa, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de agosto, executou com sucesso 200 cirurgias. Na Paraíba, são mais de R$ 12 milhões que o Governo do Estado está investindo em diversos tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos.

Ao comentar sobre o Mutirão, a diretora do HRC, Maura Sobreira, ressaltou o compromisso do Governo do Estado com o usuário do SUS, trabalhando para promover atendimento de qualidade nas unidades de saúde pública da Paraíba.

"O Mutirão de Cirurgias de Cataratas, bem como outros mutirões que estão acontecendo em toda a Paraíba, demonstra o compromisso do Governo do Estado com a saúde da população. O Hospital Regional de Cajazeiras, através de sua equipe de profissionais e colaboradores externos, garantiu a melhoria de vida dessas pessoas através da ampliação da capacidade de enxergar o mundo. Isso é saúde, cuidado, respeito ao cidadão e à dignidade humana, sem dúvida marcas dessa gestão".

Assessoria HRC

Nenhum comentário:

Postar um comentário